Postagem

terça-feira, 9 de junho de 2009

Origem das Palavras

Origem da Palavra Trabalhador


Trabalho = dor ou prazer?

Trabalhador - esta palavra vem do Latim tripalium, um instrumento de tortura que felizmente não se sabe como era. Ele era composto por três (tri) estacas ou paus (palium). Parece que os romanos não eram lá muito chegados no batente, pois quando chegou a hora de fazerem um termo para designar o nosso trabalho, escolheram um associado à tortura. Mal talvez não estivessem de todo errados, pois muitas vezes trabalhar em condições inadequadas pode ser visto desta forma.

Origem da Palavra Saúde
Saúde à prevenção

Saúde - vem do Latim salus, "bom estado físico, saudação", relacionado a salvus, "salvo". Nossa palavra saudação veio daí; salutare significava "desejar boa saúde a, cumprimentar". Uma empresa não pode fazer saudação maior a seus empregados do que seguir as leis que tratam da sua integridade e mantê-los salvos.


Origem da Palavra Confinado

Espaço limitado

Confinado - com a recente promulgação da NR-33, esta palavra está em evidência. Ela vem do Latim confinum, que significa "fronteira, limite", e é derivada de confinis, "o que limita com algo". Esta última é uma palavra formada por con-, "com", mais finis, "fim", dando a noção de que aquele lugar termina ali.

Justamente para proteger quem trabalha num lugar com falta de opções físicas de deslocamento e saída rápida é que a Norma apresenta diversas exigências pertinentes.


Origem da Palavra Eletricidade

Desde 1600...

Eletricidade - Esta palavra começou a ser usada em 1600, derivada do Latim electrum e do Grego elektron, "âmbar".

As manifestações da eletricidade estática eram conhecidas do ser humano desde muito cedo. A capacidade do âmbar de, atritado, atrair pequenas porções de material fizeram com que o seu nome fosse aplicado ao fenômeno físico.




Origem da Palavra Hospital

Recebendo pacientes

Hospital - vem do Latim hospes, que tanto queria dizer "pessoa que recebe abrigo" como "pessoa que dá abrigo". "Hospital", inicialmente, era o nome de um prédio destinado a receber hóspedes. Por volta do século XV passou a aplicar-se às casas onde eram recolhidos inválidos e doentes. O sentido atual começou a ser usado no século XVI. O atendimento às normas de segurança evita que o trabalhador precise passar dias em um estabelecimento desses.


Origem da Palavra Individual II

Trabalhador por inteiro

Individual - Essa palavra faz parte da tão conhecida sigla EPI. Deriva do Latim individuus (inteiro, que não foi dividido), do verbo dividere que corresponde a "separar, dividir" e é formado por dis (fora) mais videre (separar). O compromisso de quem trabalha na área de SST é que as pessoas voltem ilesas para casa no fim do dia e que suas famílias também se mantenham assim.




Origem da Palavra Máquina

União perigosa

Máquina - do Latim machina, "engenho, máquina, aparelho", do Grego mekhane, relacionado com mekhos, "meio, expediente, improvisação".

A partir do século XVII passou a designar "equipamento com diversas peças para aplicação de energia mecânica".

Já esta definição mostra a existência de perigos no manejo de máquinas em geral: a união de energia e peças móveis implica na possibilidade de riscos ao operador, razão pela qual a proteção da máquinas deve ser sempre ponto central nas empresas.


Origem da Palavra Ruído

Emissão estrondosa

Ruído - Vem do Latim rugitus, "barulho, estrondo", do verbo rugire, "roncar, gritar, rugir".

Essa comparação com os sons emitidos por uma fera é oportuna em relação a este agente físico, pois o nosso sentido da audição pode ser destruído com a exposição prolongada ao ruído.


Origem da Palavra Engenheiro
Talento para os engenhos

Engenheiro - deriva do Latim ingenium, "qualidades, natas, talento", de in, "em", mais a raiz do verbo gignere, "gerar, produzir".

Inicialmente nomeava um aparelho, um equipamento especialmente de uso militar. Mais tarde se aplicou a máquinas em geral. E o trabalhador que cuidava do funcionamento de um "engenho" era o "engenheiro", palavara que mais tarde passou a ser usada para outro tipo de profissional.


Origem da Palavra Equipamento

Embarque na segurança

Equipamento - vem do francês équiper, que primeiro tinha o significado de "embarcar", passando depois ao de "prover do que for necessário para uma expedição ou serviço". Deriva do antigo escandinavo skip, "barco, navio", que também originou o inglês ship.

Um dos itens indispensáveis para qualquer serviço são as medidas de segurança para que este seja efetuado sem que o trabalhador venha a sofrer com isso. Elas abrangem desde o mais básico EPI até as medidas de ergonomia que levam em consideração a demanda e fluxo das atividades.


Origem da Palavra Preparação

Preparado para o trabalho

Preparação - vem do latim praeparatio, "aprontar previamente, preparar", formado por prae, "antes", mais parare, "tornar pronto". Este verbo, por sua vez, se relaciona com parere, "trazer à frente, dar à luz, produzir". É interessante ver que a preparação que devemos ter para trabalhar com segurança se relaciona, no surgimento da palavra, com o ato do nascimento. Quantas vezes "nascemos de novo" por terem sido seguidas as disposições para evitar acidentes?


Origem da Palavra Exposição

Segurança em primeiro lugar

Exposição - muitas vezes vamos a uma atividade deste tipo para conhecer novidades em nossa área, ou ouvimos uma exposição dos motivos que nos levam a seguir normas para evitar acidentes.

Tal palavra vem do Latim exponere, "colocar à frente", formada por ex-, "à frente", mais ponere, "pôr, colocar, instalar".

Lembra-nos que sempre precisamos ter em vista as medidas para evitar maus resultados do nosso trabalho.


Origem da Palavra Soterramento

Desamparados

Soterramento - infelizmente não é raro ocorrer um em escavações mal escoradas. Essa palavra vem do Latim SUB-, "abaixo de, sob", mais TERRA, "terra" mesmo. 

Não é a toa que a palavra "escora", que vem do Francês escore, "recife, banco de areia", em certa época teve o significado de "amparo", pois ela é isso em relação a muitas vidas.




Origem da Palavra Individual
Viuvez prematura

Individual - muito conhecido como parte da sigla EPI, vem do Latim Individuus, "um só, não-divisível", formado por IN-, "não", mais DIVIDERE, "dividir", por sua vez formado por 
di-, "dois", mais videre, "separar".

Esta raiz também produziu a palavra "viúva", com o sentido de "pessoa separada, sozinha".

Os significados se encontrariam no futuro, pois deixar de exigir o uso de um equipamento individual desses pode acarretar uma viuvez prematura.


Origem da Palavra Produção 

Produzindo com segurança

Produção - esta palavra vem do Latim PRODUCERE, "levar à frente, criar, fazer", verbo formado por PRO- "à frente", mais DUCERE, "guiar, conduzir, levar".

Este verbo gerou também a palavra "educar", de EX-, "fora", mais DUCERE. Quem educa leva a outra pessoa para fora de si mesma, apresentado-lhe novos conhecimentos.

Muitas vezes a necessidade de "produzir" é apresentada como desculpa para descuidar da segurança no trabalho. Uma empresa que faz isto demonstra claramente que, entre a integridade de seu trabalhador e o lucro, a escolha é pelo último. Precisa ser educada para entender as verdadeiras prioridades.


Origem da Palavra Cronograma
Estabelecendo segurança

Cronograma - Vem do Grego KHRÓNOS, "tempo", mais GRÁMA, "escrita, texto, sinal".

Logo, é uma maneira de registrar as atividades que vão ser desenvolvidas à medida que transcorre o tem po, e se faz necessário à atenção com a Segurança do Trabalho.

Existe uma noção popular de que os gregos tinham um deus do tempo com esse nome, mas isso não é verdade. O que existia no seu panteão era CRONOS, que gerou vários outros deuses, uma palavra com pronúncia diferente de KHRONOS e sem qualquer relação com o tempo.




Origem da Palavra Previsão 

À frente dos acontecimentos

Previsão - vem do Latim PRAEVIDERE, "ver antes", formada por PRAE-, "antes", mais VIDERE, "enxergar, ver".

Evitar acidentes e doenças do trabalho não é coisa que se faça à medida que este desenvolve; é uma atividade de previsão, em que o pensamento se lança à frente dos acontecimentos para enxergar as situações negativas que possam ocorrer.


Origem da Palavra Pressa 

Correria: convite ao acidente

Pressa - deriva do Latim PRESSUS, "apertado, calcado, comprimido", de PREMERE, "apertar, pressionar sobre, colocar carga em cima de".

Um trabalho realizado às pressas certamente acabará diminuindo a atenção com a segurança, relaxando o uso de técnicas de prevenção e se tornando um convite ao acidente.

Em vez de fazer seu trabalho assim, faça-o com calma e tome depois um CAFÈ ESPRESSO, que tem a mesma origem, já que o líquido foi "apertado, espremido", na máquina para apurar o seu sabor.


Origem da Palavra Distração 

Desvio de atenção

Distração - vem do Latim DISTRACTIO, de DISTRAHERE, "puxar em diferentes direções", palavra formada por DIS, "para fora", mais TRAHERE, "puxar, arrastar".

Quando a atenção da gente, em vez de se focalizar na tarefa e nas medidas de segurança a ela relativas, começa a ser puxada para o resultado do futebol, para as peripécias de um namoro ou algo assim, o risco de algum.




Origem da Palavra Desleixo 
Segurança frouxa

Desleixo - tudo indica que venha do Latim LAXARE, "adiar, afrouxar, desapertar". Sim, "laxante" vem daí. E "relaxamento" também.

Sempre que se afrouxa com os procedimentos de segurança, coloca-se em risco a integridade de quem trabalha. O cuidado com eles deve ser tão constante quanto o que se tem para com a produção de uma empresa.







Origem da Palavra Repetitivo 
Articulações em choque - Em certas situações, partes dos membros de um trabalhador sofrem verdadeiros ataques, várias vezes por dia, o que deve ser evitado a todo custo.

Repetitivo - é a característica que pode dar a um movimento ou possibilidade de trazer danos às articulações, aos tendões e aos músculos. Deriva do Latim REPETERE, "dizwe, atacar ou fazer de novo", formado por RE, "de novo", mais PETERE, "exigir, ir até, atacar".






Origem da Palavra Prevenção 

Chegando antes do acidente

Prevenção - do Latim PRAEVENIRE, "chegar antes, antecipar", de PRAE-, "antes, à frente", mais VENIRE, "vir".

Para evitar doenças do trabalho e acidentes, é necessário "chegar antes" que os riscos possam surtir efeito indesejado, através do estudo da situação e aplicação de medidas adequadas.


1 comentários:

Mayara Lucyanne disse...

Interessante!!! Bem legal...

Postar um comentário